INTRODUÇÃO
O estudo da bíblia deve ser feito com muita seriedade e diciplina. Considere a leitura que você faz da Bíblia como uma conversa sua com Deus. Ora, quando a gente conversa com alguém, deve tomar as palavras do jeito que elas são ditas por ele. Eu não posso colocar as minhas idéias dentro das palavras do outro. Isto seria uma falta de honestidade. Não posso tirar do texto nenhum sentido, a não ser aquele que está dentro do texto. Convém ser severo e exigente consigo mesmo neste ponto. Nunca manipular o texto em favor das próprias idéias! Pois o texto bíblico tem um sentido certo que deve ser respeitado.
A Bíblia é a coleção dos ( considerados pela igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo ) que contém a palavra de Deus. A Bíblia é uma mensagem que Deus dirigiu e continua a dirigir aos homens. A fé nos diz que a Bíblia é a palavra de Deus para nós.
A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. Surgiu como fruto de inspiraão divina e do esforço humano.Quem escreveu foram homens e mulheres como nós. Eles é que pegaram caneta e papel e escreveram o que estava no seu coraçao. A maior parte deles não tinha consciência de estar falando ou escrevendo sob a inspiração de Deus.
Assim surgiu uma lista de livros, reconhecidos por todos como sendo uma expressão da sua fé, das suas convicções, da sua história, das suas leis,do seu culto, da sua missão. Lidos e relidos nas reuniões e nas celebrações do povo, os livros desta lista foram adquirindo, aos poucos, uma grande autoridade. Eram o patrimônio sagrado do povo, porque lhe revelavam a vontade de Deus. Daí vem a expressão Escritura Sagrada.
Paulo Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário