Escutando Roberto Carlos cantar, fiquei lembrando de quando eu era menina e a gente só sabia de noticias pelo rádio.
Certa vez, chegou uma noticia , que um pedaço da lua ia cai aqui na terra e toda população ribeirinha ficou apavorada.
Todos ficaram com muito medo de morrer. Então mamãe reuniu uma turma de alguns pescadores e explicou o que estava acontecendo:
Lembro que ela para poder deixar todos sossegados, ela disse: digo que uma nave saiu da lua para conhecer a terra, pense bem, será que um pedaço da terra vai cair na lua? pois é a mesma coisa que está acontecendo agora, uma nave foi até a lua e vocês já estão achando que vai cair um pedaço da lua na terra? e falou outras coisas mais.
Minha mãe não teve muito estudo, mas era a pessoa mais inteligente do Distrito chamado Alegre onde eu nasci e me criei, ela sabia fazer de tudo um pouco, as cartas da população era ela que escrevia, ela sabia fazer calça comprida e, outros tipos de roupa, sem nunca ter aprendido,
e também sabia bordar, fazia tarrafa para os pescadores, tinha uma horta linda ,cheia de tomates, quiabos, maxixes, bertalha, não era esse tomate pequeno não, dois davam um kg. Ela ensinava todas as moças a representar algum papel, pois ela fazia umas peças de teatro que a gente chamava de comédia. No Natal ela fazia um presépio lindo, tinha as novenas ,toda noite nós rezávamos e cantávamos, todo mundo da cidadezinha ia pra novena, era muito bom.
Lembro também quando os Secos e Molhados começaram a fazer sucesso, lá todos diziam que era uma mulher que cantava, certo dia eu fui na barraca do João e comprei sabão em pedra, a filha dele embrulhou em papel de revista, chegando em casa eu li, que os secos e molhados eram homens. Foi um rebuliço.
E assim era nossa vidinha de interior, como tenho saudades de tudo aquilo, meu Deus se pudesse voltar no tempo, eu ia pra lá, o Alegre distrito de São Bento na baixada maranhense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário