segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Minha primeira comunhão

Nossa, como tudo era diferente de hoje!
Eu comecei a fazer o Catecismo com oito anos de idade, estudei, até os nove, fui até os onze, quando cheguei nos doze, ai sim fiz a minha primeira comunhão!
Tenho um grande orgulho desse dia,eu nem podia imaginar que já tinha chegado o meu dia de ficar frente a frente com o Padre Lourenço,acho que era esse o nome dele,mamãe acordou todo mundo cedo para irmos na missa, era minha primeira comunhão eu fui no poço tomei banho, vim pra casa me vesti para ir na missa,o costume era quem fosse fazer a comunhão, está vestida de branco, e com uma mantilha branca cobrindo a cabeça,como meu pai não tinha condições financeira para me preparar toda de branco, eu fui com a minha farda da escola (uniforme escolar ) com um sapato preto de borracha todo furadinho,era lindo, eu não tinha vergonha de nada, estava era muito feliz, vovó Bita me emprestou a mantilha dela, ai eu fiquei mais linda.
Fomos todos para a igreja, lá nos confessamos, assistimos a missa, e até que em fim, minha comunhão, eu estava em jejum absoluto, e não se podia mastigar a Hóstia Santa, pois é o Corpo de Jesus! - Foi tudo mágico, fomos pra casa e mamãe fez um bolo de tapioca, delicioso, com chocolate de castanha de caju, muito bom!
Aliás, mamãe era uma Santa na cozinha, pena que não tínhamos muita condição para certos pratos que ela sabia fazer.
Mesmo depois de ter feito a primeira comunhão,eu continuei a fazer o catecismo, pois o meu sonho era ser freira, depois desistir, queria ser malabarista, depois, bailarina, e por último, médica, acabou que não fui nem uma coisa, nem outra, fiz o curso de contabilidade bancaria, e nunca trabalhei no ramo.
Bem,como estava dizendo, hoje é tudo, ou quase tudo diferente da época que eu era menina, hoje se comunga, até de noite,não precisa está em jejum,e muitas coisas que continuo não entendendo.

memb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário